Atividade 8 – Tiraram nossa toalha, fomos descobertos!
Chegou a hora de conhecermos mais sobre nossas origens e o primeiro contato dos descobridores do Brasil com os índios que aqui já habitavam.
A música Chegança do compositor Antônio Nóbrega retrata uma parte desse primeiro contato. Vamos ouvir a música e analisar a letra em seguida.
Chegança
Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianomami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Ianomami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
eu atraquei
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.
Para começar, partindo da forma com que o autor expõe a oposição dos portugueses em relação aos índios nativos das terras brasileiras, vamos refletir sobre algumas questões:
1 – Os nomes citados no começo da música, como Pataxó, Cairiri, Tupi e outros, tem relação com:
A – Tribos indígenas
B – Comidas típicas
C – Nomes de índios
D – Plantas medicinais
2 – Releia os trechos a seguir e diga qual é o sentido das expressões sublinhadas:
- Mas de repente me acordei com a surpresa: uma esquadra portuguesa veio na praia atracar.
- E assustado dei um pulo da rede, pressenti a fome e a sede, eu pensei: “vão me acabar”. Me levantei de borduna já na mão.
3 – Quais palavras poderiam ser utilizadas nestes trechos sem mudar o sentido do texto?
Responda a cruzadinha de acordo com o seu entendimento do texto:
1. Tribo de índios
- Nacionalidade dos descobridores do Brasil
- Instrumento usado pelos índios para defesa de suas tribos
- Conjuntos de navios
- Navio de grande porte
Agora vamos retornar à uma das obras trabalhadas nas atividades anteriores, O Auto da Compadecida, em que podemos ver que em algumas regiões do nosso país existem pessoas que não tem acesso às condições básicas necessárias para sobrevivência. Em comparação com a música “Chegança”, vamos analisar alguns aspectos:
1 – Poderia existir alguma ligação entre a situação precária vivida pelos pobres do Nordeste do Brasil com o Brasil recém-descoberto?
2 – Nestas duas situações vividas em nosso país, existe liberdade de aprender, ensinar e divulgar a cultura?
3 – Quanto às classes mais favorecidas às mais pobres, há respeito à liberdade e apreço
tolerância?
Nenhum comentário:
Postar um comentário