segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atividade 8 - Descobrimento do Brasil

Atividade 8 – Tiraram nossa toalha, fomos descobertos!

Chegou a hora de conhecermos mais sobre nossas origens e o primeiro contato dos descobridores do Brasil com os índios que aqui já habitavam.
A música Chegança do compositor Antônio Nóbrega retrata uma parte desse primeiro contato. Vamos ouvir a música e analisar a letra em seguida.



Chegança

Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianomami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
eu atraquei
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.
Para começar, partindo da forma com que o autor expõe a oposição dos portugueses em relação aos índios nativos das terras brasileiras, vamos refletir sobre algumas questões:

1 – Os nomes citados no começo da música, como Pataxó, Cairiri, Tupi e outros, tem relação com:
A – Tribos indígenas
B – Comidas típicas
C – Nomes de índios
D – Plantas medicinais

2 – Releia os trechos a seguir e diga qual é o sentido das expressões sublinhadas:
  • Mas de repente me acordei com a surpresa: uma esquadra portuguesa veio na praia atracar.
  • E assustado dei um pulo da rede, pressenti a fome e a sede, eu pensei: “vão me acabar”. Me levantei de borduna já na mão.
3 – Quais palavras poderiam ser utilizadas nestes trechos sem mudar o sentido do texto?

Responda a cruzadinha de acordo com o seu entendimento do texto:

1. Tribo de índios
  1. Nacionalidade dos descobridores do Brasil
  2. Instrumento usado pelos índios para defesa de suas tribos
  3. Conjuntos de navios
  4. Navio de grande porte



 
Agora vamos retornar à uma das obras trabalhadas nas atividades anteriores, O Auto da Compadecida, em que podemos ver que em algumas regiões do nosso país existem pessoas que não tem acesso às condições básicas necessárias para sobrevivência. Em comparação com a música “Chegança”, vamos analisar alguns aspectos:
1 – Poderia existir alguma ligação entre a situação precária vivida pelos pobres do Nordeste do Brasil com o Brasil recém-descoberto?

2 – Nestas duas situações vividas em nosso país, existe liberdade de aprender, ensinar e divulgar a cultura?

3 – Quanto às classes mais favorecidas às mais pobres, há respeito à liberdade e apreço

tolerância? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário